Postagens Populares

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Anonymous , O que é ?


 

Anonymous é um fenômeno social que teve início no fórum 4chan em meados de 2004 e que tem se focado em atacar aqueles que coíbem a liberdade. Não tem líderes e sua organização é completamente descentralizada, tendo em conta o número de blogs, chats e redes sociais.

Desde o início os Anonymous começaram a usar em suas manifestações a máscara de Guy Fawkes, popularizada pela HQ e filme V de Vingança (V for Vendetta, no original). O protagonista da história cobria o rosto com a dita máscara enquanto tentava destruir o estado.

Composto em sua maioria por jovens, o grupo conseguiu certa repercussão em seus primeiros ataques à "Igreja" da Cientologia, uma influente seita da qual fazem parte personalidades como Tom Cruise, John Travolta, Jason Lee e José Mota.

As ferramentas usadas pelo Anonymous normalmente foram de ataques DDoS e faxes negros a trotes e outras medidas visando paralisar as operações da seita. Tudo começou com este vídeo, e pouco depois pessoas de todo o mundo se juntaram à causa.

O ano de 2010 foi um marco na história do Anonymous. Wikileaks.ch, um site fundado pelo australiano Julian Assange, protagonizou o maior vazamento de arquivos confidenciais da história, 250.000 documentos diplomáticos pertencentes a embaixadas estadounidenses em todo o mundo. Os documentos deixavam claros crimes de guerra, experiências com crianças e um sistema totalmente fraudulento baseado no dólar. Não demorou muito até o WikiLeaks receber ataques de políticos e instituições que, em alguns casos, chegaram a pedir a morte de seu fundador. Não queriam a revelação da verdade.

E foi aí que apareceram os membros do Anonymous, de novo em sua luta pela liberdade, se convertendo nos maiores defensores de Assange e do WikiLeaks no mundo. As máscaras voltaram a aparecer nas ruas quando, em 7 de dezembro de 2010, Assange foi preso em Londres acusado de um falso crime de abuso sexual.

Tudo fazia parte de uma teia de aranha formada com a intenção de silenciar o WikiLeaks. Paypal, Visa, Mastercard, Amazon e Moneybookers negaram seus serviços ao site. Isso desencadeou uma série de ataques em DDoS por parte do Anonymous aos sites dessas e outras instituições, que foram derrubados e assim ficaram durante horas enquanto os ataques alcançavam repercussão internacional.

A partir daí ficou evidente que o Anonymous era formado por muitas pessoas, mais do que todos podiam imaginar. Ficou claro com a Operação Leakspin (dedicada a traduzir e divulgar documentos vazados pelo WikiLeaks) e mais ainda quando no dia 18 de dezembro seus membros se organizaram para inundar as ruas do mundo com panfletos pró-Wikileaks, Assange e Anonymous. Era a Operação Paperstorm.

O caso WikiLeaks tem servido para juntar milhares de pessoas em todo o mundo na luta pela liberade. Os ataques DDoS foram utilizados contra os governos da Tunísia e Zimbábue, contra o Bank of America, Berlusconi, SGAE e vários daqueles que promovem a censura.

Quanto a fazer parte do Anonymous, não há uma regra específica. Basta tomar conhecimento das ações e colocá-las em prática. Essas informações podem ser conseguidas através de vários perfis pertecentes a integrantes do grupo no Twitter, em fórums, blogs como esse e em nosso CHAT, onde qualquer um pode dar idéias para futuras operações. Todo cidadão é Anonymous, porém se trata de ir mais além e ser ativo.           

                                                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário